domingo, 30 de maio de 2010

Roedores domésticos

Os hamsters são ótimos animais de estimação para quem gosta de interagir sem ocupar muito espaço. Sua manutenção é relativamente fácil e sua alimentação idem. É um animalzinho de cores variadas e a sua versão síria, a da imagem abaixo, é de fácil adestramento, podendo ficar conosco fora de suas instalações quando supervisionados, pois são fujões destemidos, passando por qualquer fresta ou buraquinho sem a menor noção de perigo.
Duas características que chamam muito a atenção nos hamsters são as bochechas-depósito aonde guardam alimentos e forragens para mudar de lugar e sua disposição para andar nas rodinhas de exercícios de suas gaiolas. Apesar de poderem viver em par ou grupos se acostumados desde filhotinhos, o ideal, no caso principalmente dos sírios, é te-los em separado para evitar as brigas, que muitas vezes levam à morte ou à mutilações. Na versão chinesa eles são menores, possuem basicamente a cor cinza com marcações pretas muito bonitas por sinal, são menos interativos com os donos, mas vivem em grupos ou pares com mais facilidade.
Conheça-os em uma loja especializada e se encante com esses pequenos roedores.


Peixe-betta

Para quem gostaria de ter um peixinho mas não quer a princípio ter um aquário que exija muitos equipamentos e espaço, o peixe-betta, ou peixe de briga, como também é conhecido, é uma excelente solução. Seu aquário não precisa ser muito espaçoso (ele se vira bem em um de 25cm de comprimento), sua manutenção é relativamente simples e fácil de aprender e sua alimentação também não dá trabalho.
Vá a uma loja quando tiver um tempinho e veja como eles são bonitos, têm várias cores e são simples de tratar. Quem sabe você não se anima e se interessa até mesmo por um aquário maior, para outros peixinhos? É um hobby muito legal e menos trabalhoso do que você imagina.
Em nosso site www.cantinho.com.br temos um artigo muito legal sobre o betta. Seja bem vindo ao maravilhoso mundo do aquarismo!

sábado, 29 de maio de 2010

Lendo e aprendendo II

Gatinhos... ah! os indecifráveis gatinhos!
Quem tem um gatinho sabe que eles não são indecifráveis. São fantásticos companheiros, amorosos, sinceros, apaixonantes. E únicos. E seus donos os entendem muito bem. A cumplicidade do convívio ajuda a decifrar o que quer dizer cada miado, cada olhar, cada movimento. Eles têm hábitos muito peculiares e quanto mais se conhece sobre eles, mais gostoso fica o relacionamento.
Muitos mitos, muitas fantasias nos distanciam as vezes da realidade sobre nossos amigos de garras afiadas e ronronar misterioso. Aprendi coisas interessantíssimas e das quais nem desconfiava ao ler, de Alexandre Rossi (Dr. Pet) e Paula Itikawa, o livro OS SEGREDOS DOS GATOS, que recomendo tanto para quem tem como para quem ainda não tem um miador em casa.
Boa leitura!

sábado, 8 de maio de 2010

Saúde

Assim como a medicina humana, a medicina veterinária está sempre evoluindo, e cada vez mais conseguimos não só tratar melhor nossos bichinhos doentes como também prevenir doenças, reduzir sintomas, e dar mais tempo conosco a eles e com qualidade de vida. Mas para tudo isso é necessária nossa ajuda e compreensão dos fatos.
Um bichinho não fala a nossa língua, então precisamos estar atentos aos sinais que nos dão, desde os sintomas mais simples de perceber, como perda de apetite, lacrimação excessiva, diarréia, vômitos, até simples mudanças de comportamento, como mudança de humor, rotinas e até mesmo a mudança dos lugares aonde costumam fazer suas necessidades. Precisamos disso tudo também para ajudar o veterinário, que é a pessoa certa para tratá-los, a identificar com mais rapidez e precisão o problema. Nunca devemos medicá-los por conta própria principalmente quando o caso parece ser mais sério. O uso do medicamento incorreto e da maneira incorreta pode levá-lo a piorar e até a morte. No mínimo iremos piorar o quadro e transformar a tarefa do veterinário mais difícil.
Uma boa maneira de evitarmos muitos problemas de saúde de nossos bichinhos é a prevenção, como a vacinação, vermifugação etc... e visitas, ao menos anuais a um veterinário especialista na espécie que mantemos em casa - mesmo que não haja sinais de doença -, seja um cãozinho ou gatinho, pássaro ou algum réptil ou anfíbio. Além de tratá-los, costumam nos dar boas dicas sobre a manutenção deles, como alimentação mais adequada, cuidados e tipos de instalações etc...
No mais é só curtir muito seu amiguinho, tenha ele patas, asas, nadadeiras, pelos, penas, escamas...


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cãezinhos talentosos!

Nossos bichinhos também merecem seus 15 minutos de fama!

domingo, 2 de maio de 2010

Lendo e aprendendo

O convívio com nossos amigos de quatro patas caninos pode ser ainda mais interessante se entendermos como eles nos enxergam. Acredite, eles têm uma maneira própria de ver o mundo e em muitos aspectos são diferentes de nós, humanos.
Se quisermos que nos entendam, nos obedeçam e sejam felizes ao nosso convívio, temos de aprender a sua linguagem e usarmos sons, movimentos, olhares e energia apropriados. Aprendemos muito por tentativa e erro, quando conseguimos ensinar-lhes truques e comportamentos, como onde fazer suas necessidades, qual a hora de não latir, como receber visitas, deitar, sentar etc... . Mas nos frustramos quando nossos amigos parecem extraterrestres em momentos em que a situação é constrangedora ou perigosa e não temos nenhum controle sobre ela. Nesse momento vemos a necessidade de conhecer um pouco mais sobre comportamento canino, o que na verdade é tão interessante e divertido quanto importante e necessário.
Livros, programas de televisão e profissionais especializados são meios de se entrar nesse maravilhoso mundo da linguagem e comportamento canino. Iremos dar dicas sobre o assunto ao longo dos dias, mas primeiramente, para quem quiser se aprofundar, indicaremos três livros que, cada um de sua forma, demonstram e dão dicas muito úteis sobre o assunto, com uma linguagem muito acessível e estimulante.
Bem atuais, estes livros são encontrados facilmente nas livrarias. São eles:












BOA LEITURA!!!