sábado, 8 de maio de 2010

Saúde

Assim como a medicina humana, a medicina veterinária está sempre evoluindo, e cada vez mais conseguimos não só tratar melhor nossos bichinhos doentes como também prevenir doenças, reduzir sintomas, e dar mais tempo conosco a eles e com qualidade de vida. Mas para tudo isso é necessária nossa ajuda e compreensão dos fatos.
Um bichinho não fala a nossa língua, então precisamos estar atentos aos sinais que nos dão, desde os sintomas mais simples de perceber, como perda de apetite, lacrimação excessiva, diarréia, vômitos, até simples mudanças de comportamento, como mudança de humor, rotinas e até mesmo a mudança dos lugares aonde costumam fazer suas necessidades. Precisamos disso tudo também para ajudar o veterinário, que é a pessoa certa para tratá-los, a identificar com mais rapidez e precisão o problema. Nunca devemos medicá-los por conta própria principalmente quando o caso parece ser mais sério. O uso do medicamento incorreto e da maneira incorreta pode levá-lo a piorar e até a morte. No mínimo iremos piorar o quadro e transformar a tarefa do veterinário mais difícil.
Uma boa maneira de evitarmos muitos problemas de saúde de nossos bichinhos é a prevenção, como a vacinação, vermifugação etc... e visitas, ao menos anuais a um veterinário especialista na espécie que mantemos em casa - mesmo que não haja sinais de doença -, seja um cãozinho ou gatinho, pássaro ou algum réptil ou anfíbio. Além de tratá-los, costumam nos dar boas dicas sobre a manutenção deles, como alimentação mais adequada, cuidados e tipos de instalações etc...
No mais é só curtir muito seu amiguinho, tenha ele patas, asas, nadadeiras, pelos, penas, escamas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa equipe ficará contente com seu comentário. Obrigado por participar. AUAU!